Missão
Promover o desenvolvimento social da comunidade, através de um conjunto de respostas e serviços estruturados em consonância com as necessidades e exigências de uma vida condigna, intervindo em diferentes áreas como a cultura, saúde, ambiente, educação e empreendedorismo social.
Visão
Ser uma Instituição Portuguesa de referência, reconhecida pela sua intervenção qualificada, pela inovação e boas práticas. Numa intervenção holística, atuamos com várias respostas e soluções integradas tendo como principal compromisso a promoção do bem-estar e qualidade de vida das pessoas.
HISTÓRIA DA ADENORMA
A ADENORMA – Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira, nasceu no dia doze de Outubro de mil novecentos e noventa e quatro, em S. Vicente, Ilha da Madeira.
É uma Instituição de Solidariedade Social, de Utilidade Pública, cujo objetivo principal é a prossecução de atividades de natureza humanitária, cultural, educativa e científica, com vista à valorização do ser humano e ao combate à exclusão social.
Propõe-se ainda a valorização e conservação do Património e da base do potencial endógeno do Norte da Região Autónoma da Madeira, com vista a contribuir para a melhoria do nível económico e sócio cultural das populações da respetiva área de atuação, praticando todas as ações que se mostrem necessárias à realização deste seu objetivo.
A sua intervenção abrange os Concelhos da Costa Norte, mas também se alarga a outros concelhos da Região Autónoma da Madeira.
As circunstâncias habitacionais e sociais em que vivia algumas das populações do Concelho de S. Vicente, na altura da criação da Associação, reclamaram uma intervenção socio-habitacional em vários domicílios. Assim, a ADENORMA contado com vários apoios de empresas, auxiliou a recuperação de várias habitações em algumas freguesias do Concelho de São Vicente, entre os anos de 1996 a 1997.
Tal foi a importância desta atividade, que inúmeras empresas manifestaram o desejo de se associar ao “Programa de Recuperação Paisagística e Ambiental do Concelho de S. Vicente”, liderado pela ADENORMA.
Depois, a intervenção foi direcionada para o desenvolvimento de Projetos, no âmbito de Programa Nacional de Luta Contra a Pobreza. O primeiro teve sede no Lombo do Urzal, em Boaventura, o segundo na 3ª Lombada em Ponta Delgada e um terceiro, no Rosário, em S. Vicente. Abrangeu-se assim todas as freguesias do Concelho de São Vicente.
Extintos os “Projetos de Luta Contra a Pobreza” dinamizou-se em regime de continuidade, os Centros Comunitários, tendo em 2017, por mutuo acordo com o município, sido desativado o Centro do Lombo do Urzal e entregue o espaço à Câmara Municipal.
A implementação dos Centros Comunitários permitiu, e permite, o desenvolvimento de uma das atividades principais e primordiais da Instituição: A inclusão social e a prevenção e resolução de problemas sociais.
A intervenção conheceu novos contornos no início desta década. Na realidade, confrontados com um dia a dia de dificuldades e com gestão de recursos escassos, a ADENORMA repensou a sua intervenção.
Neste sentido nasceu em 2012 a Marca “Inovação Social Criativa”, marca registada, que serviu de suporte para fomentar e desenvolver vários projetos, alicerçados em parcerias, que alargaram o leque de intervenção e proporcionaram novas abordagens sociais.
A ADENORMA apresenta regularmente projetos aos programas da Responsabilidade Social das Empresas dos quais, muitos são premiados, quer por empresas regionais quer nacionais.
Desde 2012 que foi dado início ao novo projeto que visava a criação do Gabinete de Apoio ao Idoso, o qual ganhou um novo espaço físico em 2015, permitindo apoiar melhor toda a população, desenvolver novas valências e acolher atividades que chegam a mais cidadãos do município de São Vicente.
Atualmente desenvolve vários projetos sociais apoiados pela Câmara Municipal de São Vicente e pelo Instituto de Segurança Social da Madeira, para além dos de iniciativa própria apoiados pela responsabilidade social de empresas.
Desenvolve igualmente projetos de formação, para os seus colaboradores e para a comunidade, relativamente a áreas que sejam de identificada carência.
INOVAÇÃO SOCIAL CRIATIVA
Registamos um conceito que expressa a dinâmica da ação, a notoriedade de uma marca e empreendedorismo sustentável.
Um novo conceito!
Confrontados com um dia-a-dia de dificuldades e com uma gestão dos recursos escassos, tivemos de pensar num “re-start” das nossas atuações.
Inovação
Melhorar a nossa capacidade de acrescentar valor aos projetos de economia solidária, encontrando novas possibilidades e melhorando as “performances” dos projetos em curso.
Social
A Pessoa Humana no “focus” das nossas preocupações. Dignificar o sentido comunitário dos núcleos populacionais, valorizando as suas capacidades, os seus valores e saberes.
Criatividade
Repensar as formas de atuação conjunta com outras IPSS’s valorizando sinergias, promovendo o empreendedorismo social. Garantir a dimensão social adequada a novos projetos.
A NOSSA EQUIPA
Orgãos Sociais para o quadriénio 2022 – 2025
Assembleia Geral
Presidente – Gabriel Paulo Drumond Esmeraldo
Vice-presidente – João Duarte Mendes
Secretário – João António de França Monte
Direção
Presidente – José Luís Medeiros Gaspar
Vice-Presidente – Edegar Valter Castro Correia
Tesoureiro – Robert Miguel Andrade de Castro
Secretária – Sandra Cristina da Silva Andrade
Vogal – Christian Joel Pereira da Silva
Conselho Fiscal
Presidente – João Caldeira de Jesus
Vogal – José António de Mendonça
Vogal – Elias Manuel Soares Medeiros
Equipa Técnica
Diretor Técnico – Alfredo Medeiros
Centro Comunitário da Ribeira Grande
Ajudante de Ocupação – Carla Ponte
Motorista – Fátima Capontes
Centro Comunitário da Terceira Lombada
Auxiliar de Serviços Gerais – Lídia Silva
Motorista – Isabel Gomes
Técnica de Ciências da Educação – Analita Freitas
Centro Comunitário da Primeira Lombada
Professora – Tânia Garcês
Gabinete de Apoio ao Idoso
Coordenadora – Sandra Andrade
Assistente social – Raquel Santos
Assistente Social – Maria Vieira
Auxiliar de Serviços Gerais – Susana Pestana
Estimular + – Vânia Mendes
Ginástica Sénior – José Carlos Mendes